Achámos interessante este desafio de matemática. A Catarina podia ter colaborado mais no grupo. Solução: - 1º quadradinho é uma espécie de ponto de interrogação virado para a esquerda; - 2º uma seta virada para o lado direito e para baixo; - 3º quadradinho um triângulo virado com a seta para a direita; - por fim, um rectângulo com a parte preta para o lado esquerdo.
1Nós não encontrámos grandes dificuldades. Apenas no sinal parecido com o ponto de interrogação. Nós fizemos a sequência na diagonal e depois vimos o que faltava nas outras filas e colocámos os símbolos no sítio invertendo o sentido. Gostámos muito do problema.
Nós gostamos muito de fazer este problema.Foi fácil.Nós tinhamos de continuar a sequência do quadro.Chegámos ao resultado vendo a posição dos simbolos.
Nós gostámos e achámos fácil. Só errámos um símbolo( parecido ao ponto de interrogação). Conseguimos resolver o problema vendo bem a posição de cada figura.
Na 1ªa linha notámos que faltava um ponto de interrogação virado com a barriga para a esquerda. Na segunda linha notámos que faltava uma seta, com a ponta virada para baixo e para a direita. Na terceira linha notámos que faltava um triângulo com o bico virado para a direita. Na quarta linha notámos que faltava uma rectângulo dividido ao meio e pintado na parte esquerda.
Na 1ª coluna posemos um «ponto de interrogação» virado para o lado esquerdo porque ficava 4 em linha e não havia nenhum nesta coluna.
Na segunda colina, pusemos uma seta a apontar para o lado inferior direito porque não estava nenhuma naquela coluna.
Na terceira pusemos um triângulo com a ponta virada para o lado direito, porque não havia nessa coluna.
Na quarta pusemos um rectângulo com a parte pintada para o lado esquerdo porque estava também em 4 em linha e não havia mais sinal nenhum para colocar.
Afonso Martins, Carolina Fernandes, Natacha e Joana
Colocámos assim o que faltava: 1. Porque achámos que fazia sentido. 2. Porque estava na diagonal 3. Porque foi o último espaço vazio 4. Porque estava à roda
Os rectângulos estavam na diagonal e só faltava um virado para a direita e a curva para cima. Nas setas podemos dizer que havia uma em cada fila mas havia uma fila que não tinha nada, e a posição seria virada para a direita e para baixo. Nos triãngulos já só faltava uma fila e faltava só uma posição,que era a apontar para a direita. Realizámos este trabalho com um bocadinho de dificuldade, mas para a próxima vamos fazer melhor.
12 comentários:
Achámos interessante este desafio de matemática. A Catarina podia ter colaborado mais no grupo. Solução:
- 1º quadradinho é uma espécie de ponto de interrogação virado para a esquerda;
- 2º uma seta virada para o lado direito e para baixo;
- 3º quadradinho um triângulo virado com a seta para a direita;
- por fim, um rectângulo com a parte preta para o lado esquerdo.
trabalho de:Catarina,Francisco,Ana Teresa.
1Nós não encontrámos grandes dificuldades. Apenas no sinal parecido com o ponto de interrogação. Nós fizemos a sequência na diagonal e depois vimos o que faltava nas outras filas e colocámos os símbolos no sítio invertendo o sentido.
Gostámos muito do problema.
Rafaela, Afonso, Inês e Miguel
Nós gostamos muito de fazer este problema.Foi fácil.Nós tinhamos de continuar a sequência do quadro.Chegámos ao resultado vendo a posição dos simbolos.
João,Mariana e Beatriz Gomes.
Nós gostámos e achámos fácil. Só errámos um símbolo( parecido ao ponto de interrogação).
Conseguimos resolver o problema vendo bem a posição de cada figura.
Quéssia, Raquel e Tomás.
Eu achei o problema fácil mas o Miguel não pois só acertamos 2 simbolos. Mas o que valeu a pena foi termos aprendido.
Inês Monteiro
Ana Teresa, Teresa e Pedro
Na 1ªa linha notámos que faltava um ponto de interrogação virado com a barriga para a esquerda.
Na segunda linha notámos que faltava uma seta, com a ponta virada para baixo e para a direita.
Na terceira linha notámos que faltava um triângulo com o bico virado para a direita.
Na quarta linha notámos que faltava uma rectângulo dividido ao meio e pintado na parte esquerda.
Sofia, Gonçalo, Maria Inês e Francisco
Na 1ª coluna posemos um «ponto de interrogação» virado para o lado esquerdo porque ficava 4 em linha e não havia nenhum nesta coluna.
Na segunda colina, pusemos uma seta a apontar para o lado inferior direito porque não estava nenhuma naquela coluna.
Na terceira pusemos um triângulo com a ponta virada para o lado direito, porque não havia nessa coluna.
Na quarta pusemos um rectângulo com a parte pintada para o lado esquerdo porque estava também em 4 em linha e não havia mais sinal nenhum para colocar.
Afonso Martins, Carolina Fernandes, Natacha e Joana
Colocámos assim o que faltava:
1. Porque achámos que fazia sentido.
2. Porque estava na diagonal
3. Porque foi o último espaço vazio
4. Porque estava à roda
Rita, Catarina, Carolina Saraiva, André
Nós chegámos a esta conclusão vendo as peças que faltavam e também não podemos pôr da mesma forma, nem repetir peças na mesma coluna
Rúben, Carolina Costa, Renato
Colocámos nos sítios onde deveria estar para mudar de direcção.
Os rectângulos estavam na diagonal e só faltava um virado para a direita e a curva para cima.
Nas setas podemos dizer que havia uma em cada fila mas havia uma fila que não tinha nada, e a posição seria virada para a direita e para baixo.
Nos triãngulos já só faltava uma fila e faltava só uma posição,que era a apontar para a direita.
Realizámos este trabalho com um bocadinho de dificuldade, mas para a próxima vamos fazer melhor.
Lara, Bárbara,António,Guilherme
Rafaela.
Os meus alunos resolveram rapidamente o problema. Penso que o mais difícil foi explicar e comunicar o processo.
Vamos melhorar esta parte.
OK?
Prof. Emília
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