domingo, 17 de maio de 2009

Texto de opinião

A Expressão Dramática

Ao longo do ano desenvolvemos actividades no âmbito da Expressão Dramática.
Esta semana foi particularmente interessante porque fizemos vários jogos.

Jogo dos nomes - Eu achei-o muito bom, porque desperta ritmo corporal em nós. Em roda os meus colegas diziam o seu nome fazendo o ritmo das sílabas percutindo nos vários níveis corporais.
Mas não foi só por isso que eu gostei. Eu também achei engraçado a maneira como alguns colegas interpretavam com o ritmo das sílabas, o seu nome.

História das lesmas e dos gafanhotos protagonizada por nós - Usámos instrumentos musicais (clavas e um triângulo). As lesmas davam passos longos ao som da música do triângulo e os gafanhotos, pulavam ao som da música das clavas.

Pipocas – Eu gostei menos do jogo das pipocas porque o jogo não me motivou muito mas, joga-se assim: uns alunos dizem: «Adoro o sabor das pipocas, adoro o sabor das pipocas, pipocas, nham, nham» enquanto, os outros imitam o som das pipocas a estalar.

Caminhar e stop - Eu achei este jogo engraçado porque nós tínhamos que dizer três vezes uma frase e imitar a acção. O que nós dissemos foi: caminhar, enrolar, gatinhar, espreguiçar e estrebuchar.

Flor de Inverno – Dissemos e fizemos com ritmo uma coreografia relacionada com as palavras do poema «A flor de Inverno da autora Luísa Ducla Soares. Foi divertido!

É muito importante a Área de Expressão Dramática porque aprendemos coisas novas e também adquirimos conhecimentos.



Raquel Graça
22/05/09

Jogos de Expressão Dramática

Fizemos vários jogos, na nossa escola. Um deles era o jogo dos nomes. Tínhamos que dizer o nosso nome e ao mesmo tempo tínhamos de fazer ritmos com esse nome. Foi muito divertido.
Também havia mais jogos como por exemplo a história das lesmas e dos gafanhotos. Estávamos divididos em dois grupos: uns eram lesmas e outros eram gafanhotos.
Os meninos que faziam de lesmas tinham de andar em sons longos como por exemplo: (tlim, tlim, tlim). Os meninos que faziam de gafanhotos tinham de andar em sons curtos, como por exemplo: ( toc, toc, toc ). Andávamos ali todos a fazer sons diferentes.
Também havia um jogo chamado «As pipocas». Estávamos divididos em dois grupos: um grupo fazia uma roda pequena e dizia: “ adoro o sabor das pipocas, adoro o sabor das pipocas, pipocas, nham, nham.” O outro grupo fazia o som das pipocas como por exemplo: cloc, cloc, cloc.
Fizemos também o jogo de caminhar e stop. As professoras diziam por exemplo: “ nós vamos caminhar, nós vamos caminhar, nós vamos caminhar e stop” e nós tínhamos de caminhar e depois parar ao som do stop.
As professoras também disseram um poema que se chamava «Flor de Inverno» e imitávamos os gestos enquanto pronunciávamos as palavras.
Gosto muito de fazer actividades nas aulas de Expressão Dramática porque nos ajuda a imaginar situações e a relaxar.

Quéssia Noiala


Nenhum comentário: