terça-feira, 25 de novembro de 2008

Saída ao Museu




Um dia com Romanos e Árabes

Hoje dia 19 de Novembro fui ao Museu de Faro com a minha turma. Fomos às 9.30h. Quando chegámos a minha professora dividiu-nos em 2 grupos. Eu fui com a Paula, uma senhora de lá. Entrámos para uma sala que estava dividida em duas partes. Uma parte era a cidade de Faro, que no tempo dos Romanos se chamava Óssonoba e a outra era o cemitério que no tempo dos Romanos ficava no campo. Os Romanos guardavam os alimentos nos dóliums e nuns jarrões chamados ânforas. Depois também vimos um mosaico que era das casas das pessoas mais ligadas ao mar. O desenho do mosaico era muito bonito e tinha uma imagem do Deus Oceano.
Depois fomos para a parte Árabe onde vimos a cozinha, o pátio e o armazém. Vimos que na cozinha eles tinham panelas de tampa e pratos. No pátio eles tinham um fogareiro para fazerem a comida. Também vimos uns pratos grandes por onde todos comiam, mas não ao mesmo tempo. Primeiro comia o pai, depois a mãe e por fim os filhos. No armazém havia talhas onde eles ponham a comida.
No fim da visita fizemos o jogo da glória. A minha equipa ficou em 3.º lugar.

Beatriz Gomes



Um dia com Romanos e Árabes


Eu, hoje fui ao museu de Faro, com a minha turma e com a professora.
Quando nós chegámos ao Museu, fomos recebidos por um senhora, que nos disse que íamos fazer uma actividade que se chamava « Um dia com , Romanos e Árabes »
De seguida fomos ver a casa Islâmica. Vimos panelas, pratos, utensílios para iluminar a casa e a escrita na pedra. Nesta sala, a senhora explicou-nos que durante uma refeição Árabe, primeiro comia o pai, depois a mãe e por fim os filhos.
Depois fomos para outra sala aprender um pouco sobre os Romanos. Aqui, vimos um esqueleto de um Romano. Aprendemos que as pessoas pobres, no seu túmulo, tinham apenas uma telha com o seu nome e as pessoas ricas tinham uma pedra muito bonita com o seu nome gravado.
Também, fomos à sala do Mosaico Romano, ver a imagem do Deus do Oceano.
Por fim fomos fazer um jogo. No jogo, as senhoras faziam perguntas sobre o tema correspondente à cor que saía ao lançar o dado.
A minha equipa ficou em 1.º lugar.
Viemos para a escola por volta das 12h.


Guilherme Correia